6.8.09

About a book.

The gold thread shimmers in the fading light. It promises Charlotte Miller a way out of debt, a chance to save her family's beloved woolen mill. It promises a future for her sister, a livelihood for her townsfolk, security against her sinuous and grasping uncle. It might even promise what she didn't know she needed: lasting hope and true love.
But at what cost? To get the thread, Charlotte must strike a bargain with its maker, the mysterious Jack Spinner. But the gleam of gold conjures a shadowy past - secrets and bonds ensnaring generations of Millers. And Charlotte's mill, her family, her friends, her love... What do those matter to a powerful stranger who can spin straw into gold?


É isso que está escrito na orelha do livro A Curse Dark as Gold. Terminei de ler ontem a noite, e me apaixonei completamente pelos personagens. A determinada Charlotte Miller, sua fofa irmã Rosie, o tio caloteiro Ellison Wheeler, o leal George Harte e o lindo Randall Woodstone ganharam meu coração. Mesmo. E eu sei que esse livro continuará para sempre na lista dos meus preferidos, ocupando um dos lugares mais altos. Porque ele é bom, e a autora Elizabeth C. Bunce sabe escrever como ninguém. Ela mantém o leitor grudado nas páginas de seu livro, imerso na trajetória de Charlotte enquanto ela tenta salvar tudo que ama.

A estória é baseada no conto "Rumpelstiltskin" dos Irmãos Grimm, e se passa no início do século XVIII, quando a Revolução Industrial começou. Charlotte Miller herdou o mill (realmente não sei traduzir esse, desculpem, e o Google não quer me ajudar. No livro, o mill é descrito como um lugar onde algodão e outros fios são transformados em tecidos) da família depois que seu pai morreu. Com apenas dezessete anos, ela tem que cuidar de um negócio, de sua irmã menor Rosie, e de si mesma. Não vou contar muito, senão perde a graça, mas Rumpelstiltskin é retratado como um homem chamado Jack Spinner, que salva Charlotte várias vezes ao longo da estória. Na primeira, ele pede em troca um anel. Na segunda, um broche dado a ela por seu marido Randall. E então, na terceira vez, ele pede algo muito precioso: William, o filho de Charlotte. Assim como na fábula. (:

Eu gostaria que a autora tivesse colocado uma ilustração de um mill no livro, porque assim eu entenderia melhor. Eram tantos termos técnicos que às vezes eu me perdia. E, confesso, algumas partes do livro foram um pouco entediantes, e a relutância de Charlotte em contar ao marido o que se passava e sua falta de afeição em relação a ele me deixavam irritada... Mas o final compensou tudo. Foi bom, gente. Realmente bom.



{Esse livros são, respectivamente: Princess of the Midnight Ball (Jessica Day George), A Curse Dark as Gold (Elizabeth C. Bunce), Graceling (Kristin Cashore) e A Great and Terrible Beauty (Libba Bray).}


Eu já falei de Graceling e AGTB em um post anterior, e falei de A Curse Dark as Gold nesse. Comecei a ler Princess of the Midnight Ball (baseado no conto "As Doze Princesas Bailarinas") hoje, então nem posso falar muito dele, mas li um da mesma autora chamado Sun and Moon, Ice and Snow (baseado em um conto nórdico, "East o' the Sun, West o' the Moon"), e gostei demais. (AAAH, e eu mandei um e-mail pra autora, a Jessica, e ela RESPONDEU! Me senti tãao importante *-----*)

Eu falo mais de livros depois. Acho que já to enchendo, hmm. Eu sei, eu sei, só falo sobre isso. Desculpa.

2 comentários:

  1. Esse livro deve ser bem legal mesmo, já que eu adoro a fábula de Rumpelstiltskin. simplesmente amo.

    bjobjo ;*

    ResponderExcluir
  2. imagem nova! uma gracinha, adorei. (:
    menina, já baixei a trilogia de 'a great and terrible beauty' mas ainda não comecei a ler, e também 'graceling'. esse último já comecei a ler, mas acabei parando, então, acho que vou ter que começar de novo. ._.
    e claro, vou procurar esses outros que você falou pra baixar (é isso que acontece quando não se tem grana pra ficar comprando livros o tempo todo).
    beeijos

    ResponderExcluir